Resenha do livro Orgulho e Preconceito
- Jamile Borges
- 20 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Hey pessoas!!!
Tudo bem?
Hoje vim falar minha visão sobre esse livro incrível! Acho que já deu para perceber que esse livro entrou para a lista dos mais + da Toca.

Sobre o Autor:
Jane nasceu em 16 de dezembro de 1775. Seu primeiro livro acabado foi Lady Susan quando ainda tinha dezenove anos . Em 1811 publicou seu primeiro livro Razão e Sensibilidade , seguido pela publicação de Orgulho e Preconceito em 1813. Seu principal alvo era a sociedade provinciana da Inglaterra do século XVII, além de retratar de forma irônica a forma como as mulheres buscavam ascender socialmente pelo casamento. Austen nunca se casou, apesar de ter tido alguns pretendentes. Faleceu em 18 de julho de 1817 aos 41 anos . Existem atualmente dois museus dedicados a autora o " Jane Austen Centre" , em Bath, e o " Jane Austen's" , em Hampsharie, onde a autora viveu entre 1809 e 1817.

Sinopse do livro:
O livro conta a história de Elizabeth Benett e sua família. Lizze era a segunda mais velha de cinco irmãs, eles moram na pacata e tranquila Hertfordshire que se alvoroça com a chegada de novos moradores que alugam a propriedade de Netherfield. Seus novos moradores , o sr.Bingley, suas irmãs e o sr. Darcy, vieram com a intenção de passar uma temporada. Por estarem ficando " velhas " a mãe de Lizze começa a se preocupar em casar suas filhas imediatamente. Com a chegada desse jovem e rico morador a sra. Bennet fica toda ansiosa com a possibilidade de casar logo uma de suas cinco filhas .

Minha Visão:
Sem dúvidas o melhor livro de romance que já li na vida. A visão que a própria autora tem da mulher da época e a forma que o livro critica como elas se enxergam, acaba sendo o grande destaque.
Elizabeth é uma personagem cheia de personalidade. Ela é integra e questionadora. Apesar de ela querer se apaixonar e ter uma família ,sua vida e suas escolhas não são medidas por essa vontade. A forma como o livro retrata a visão imprudente que significa a instituição casamento para essa sociedade chama a atenção. O casamento acaba sendo apenas uma alavanca, um meio de ascensão social. O que é constantemente criticado tanto pela personagem como pelo narrador.
Temos aqui um casal que para se apaixonar leva tempo e amadurecimento, não são aqueles amores platônicos a primeira vista sem lógica. A obra julga muito o caráter dos personagens a cada minuto , revelando que classe social nada tem haver com dignidade.
Há de se falar também de toda essa perspectiva moderna da mulher além de seu tempo que faz de Jane Austen uma visionária e feminista. - Ouso dizer. O modo de enxergar a mulher como um ser pensante que vive em pé de igualdade é sensacional. Claro que existem outros personagens ,mas para mim "Lizze" - para os íntimos - é a personagem da história.
Apesar de ter gostado do sr. Darcy ele era um personagem muito difícil de interpretar e de resto apenas considero importantes o sr. Bingley e Jane Bennet. - casal mais fofo evar !!!! .
Todos os outros personagens retratam as mesmas características. São personagens rasos, com motivações frívolas e sem carisma. E você percebe que a narrativa faz isso intencionalmente, para destacar a discrepância que existia entre as pessoas com caráter das mesquinhas.
Em fim livro excelente !!! LEIAM ! SÉRIO, LEIAM!
Favoritado , e com :

Se vocês quiserem acompanhar meu perfil no Skoob para ver minhas leituras vou deixar meu link:
Fontes:
Sobre a autora :
Imagens:

Então pessoas ...
Bye,bye!!!
Comments