Nos caracóis dos meus cabelos.
- Jamile Borges
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Hey pessoas!!! Tudo bom??? Existem coisas que te definem ou te representam como pessoa ?Para mim é meu cabelo. Mas Alice??? Gente para mim meu cabelo foi aceitação, foi desconstrução e foi vitória.
Eu sou de uma época em que não existia produtos, representatividade e muito menos aceitação do cabelo crespo. Assim na minha adolescência a minha relação com meu cabelo era muito conflituosa. Sempre de cabelo preso, sempre de transas e louca para alisar. Levou muito tempo para que eu conseguisse me aceitar , olhasse para meu cabelo como parte de mim e da minha história.
Se você for buscar nos anos 90 e até mesmo nos anos 2000, a beleza passava bem longe dos cachos. A moda era os cabelos lisos que não seguravam nem uma fivela. Além das piadas ou "apelidos", como cabelo ruim, pixaim… O cheiro do formol era comum nos salões e nas vidas das mulheres que tentavam entrar no padrão. Era comum em novelas e filmes o sucesso vir junto com um pacote embalado em fios lisos e a pobreza amarrada em cabelos crespos.

Eu não consigo me lembrar quando ou como o gatilho da aceitação dos meus cachos aconteceu. O que eu consigo lembrar bem foi quando eu encontrei pela primeira vez uma pessoa que viu beleza nos meus cabelos. Casei com ele né amores? ヽ(♡‿♡)ノ
Em meados de 2015 aconteceu uma onda empoderamento feminino e visibilidade negra. E assim aos poucos fui entendo que meu cabelo era sim uma marca, era ícone de vida e resistência. Em uma sociedade que dizia como ,uma maioria feminina , mestiça ou negra deveria parecer. Tomei para mim o lema " Meu cabelo minhas regras " . Amar , ver a liberdade e a história étnica que meus cabelos carregam. Meus frizz, meu volume, meus cachos são minha identidade e a partir do momento que entrei nessa porta foi um caminho sem volta. A liberdade alcançou a raiz dos meus cabelos até a ponta dos meus pés.

Fui no mesmo período experimentando, buscando algum produto que cuidasse dos meus fios. Que não quisesse amacia-los ou educa-los, mas sim que hidrate e explore a beleza dele. Foi então que encontrei essa empresa, Salon Online. Haaa… Como não amar essa empresa!!! Além de criar uma gama completa de produtos de cuidados com os fios, de manutenção e de orientação como cuidar dos fios. Aqui sem merchandising, mas como consumidora, eu sou extremamente grata por essa empresa inovar e trazer uma rede de apoio para essa parcela grande mas excluída do mercado da beleza. Ame seus cachos, ame seu corpo e apoie aqueles que valorizam nossas individualidades.
Para mais cabeleiras e penteadeiras, Alice. Mais uma vez em frente ao espelho. Bye, Bye e até!!!

Comments