top of page

A famosa crise dos 30

  • Jamile Borges
  • 18 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Hey pessoas !!!! Tudo bem ?? Hoje vamos perambular por aquela imensa floresta que todas (os) nós vamos ser obrigados a entrar. A fase dos 30 ou como a maioria conhece a crise dos 30. Para mim essa maluca crise aconteceu aos 29 , fato que eu já mencionei com vocês em um post mais antigo . Um belo dia , não sei porque , eu acreditava que tinha 28 anos . Mas quando fui confrontada que tinha 29 e que faria 30 bateu uma bad...

Sabe naquele episódio de friends em que a Rachel vai completar 30 e rola o verdadeiro flash back de todos os personagens lembrando quando foi a sua vez de fazer 30? Pois é o grande dilema era que eles não tinham a vida que imaginavam aos 30. Casamento ? O trabalho dos sonhos? Filhos? Uma vida financeira estável? Todas aquelas metas e sonhos que tínhamos quando éramos adolescentes ? (afinal aos 30 já seríamos velhos) Me vi assim como eles sem estar firme em uma profissão, desempregada , sem planos de futuro , sem casa e me sentindo uma “balzaquiana” ( como diz a mamis ) de 110 anos.

Aí vem todas cobranças , que infelizmente , só recaem sobre a mulher : E os filhos ? Porque não casaram? Quando vão parar “ de criancice” e formar a família? Poxa mas faculdade agora? Ainda vale a pena buscar se formar aos 30? Foi então que percebi que mulheres possuem um período de validade social. Estava “velha demais” para ter filhos , “velha demais” para uma faculdade, “velha demais” para o mercado de trabalho, “velha demais” para casar … Eu não podia mais ser eu mesma . Bateu o desespero , o que fazer de mim mesma ? Eu amava quem era, amava meus hobbies, nem sabia se queria ter filhos ? Porque não podia me formar e trabalhar na profissão que escolhi ? Porque para mim mulher 30 era ‘velha demais’ mas para meu irmão ou meu boy de quase 30 eram meninos? Inicialmente pensei que somente eu sofria desse mal , mas vi meu irmão e o meu boy sofrendo da mesma forma. Não pelas mesma coisas , não pelas mesmas cobranças… Ou eram?

Uma das primeiras coisas que aprendi com a crise dos 30 é que ela não vê cor ou sexo ou classe social. Vivemos um movimento social que valoriza muito a juventude ( dos 12-25 anos ). Espera-se ser um prodígio como padrão, a regra e não a exceção. Então ao sentar com os outros mosqueteiros ( meu boy e meu brother) vi que eles também se sentiam frustrados e ansiosos pela vida que sonharam ter , mas não possuem.

Outro aprendizado que caiu como uma ficha foi : Sou adulta , não tenho mais tempo a perder. Quando temos nossos vinte e poucos não pensamos tanto no futuro. A forma como usamos nosso tempo e nosso dinheiro está mais ligado ao momentâneo do que ao duradouro.O que puxou ouro aprendizado : poxa preciso pensar em um plano de independência financeira . Eu antes dos meus 30 nunca tinha pensado em poupança , administração de recursos , planilha de gastos e investimentos . Foram coisas que os 30 e uma grave crise financeira me trouxeram.

Outro aprendizado foi a necessidade de um plano de vida . Pensar a curto , médio e longo prazos eram essenciais . Tudo dependia disso!!! O que eu queria fazer da minha profissão, da família que eu desejava formar , minha independência financeira e uma velhice tranquila . Sim a crise dos 30 te faz pensar sobre a velhice , a sua mas principalmente a dos seus pais.

Como superei a crise ? A verdade é que não se supera totalmente . Percebemos que coisas que fazíamos não tem mais sentido e temos que deixá-las ir . Temos dificuldade de aceitar a ruptura , mas posso dizer com toda certeza fica mais fácil com o tempo. Eu olho para minha time line e digo a mim mesma que vou chegar lá. Que a validade pode até insistir em existir mas não me define. Que posso ampliá-la !! Afinal eu só fico vencida quando me abandono ou me deixo. Quando engaveto meus sonhos e esqueço de tudo o que sou. Ser adulto é assustador , mas não deixamos de ser nossa essência. Não deixamos de gostar das coisas, apenas pagamos mais contas , nos tornamos mais responsáveis e mais maduros .

Para mim hoje sou eu quem digo minha validade. Que venham os 40,50,60… Enquanto eu puder me reconhecer , sonhar e acreditar serei livre.

Para as trintonas ( os ) de plantão , sua Alice.

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • heart-icon-62329
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • heart-icon-62329
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2016 Criado por Jamile Borges.

bottom of page