Aprendizados de 2017
- Jamile Borges
- 16 de dez. de 2017
- 5 min de leitura

Hey pessoas !!!!
Cada dia que passa se aproxima mais e mais do final do ano . Uma contagem regressiva para mais 365 dias novinhos de novos aprendizados e novas oportunidades. Seguindo a série de posts de final de ano vamos ao que foi acrescentado a minha bagagem em 2017.
Se você vem acompanhando o blog esse ano provavelmente deve ter percebido muitas mudanças , muitos desafios e muita dor. Aprender nunca é fácil principalmente quando esse aprendizado significa tirar o véu sobre si mesmo e sobre a forma como você vê os outros. Não que esse ano eu só tenha chorado mas com certeza foi o ano que mais chorei. Chorei de tristeza , de desespero e as vezes de desapontamento . Mas nossa Jamile que texto deprê! Só digo a verdade quando falo que esse foi um ano particularmente dolorosa e tudo bem. Sorrir me ajudava a superar e acreditar em dias melhores. Não vale apena mentir para si mesmo e para as pessoas só por que a realidade dói e por que momentos de dificuldade não dá likes. A realidade é que crescer e chegar a aquele pequeno momento de vitória é apenas a linha de chegada. O que não é nada comparada a longa caminhada que você passou até chegar ali. E isso meus amigos é um fato. Posso dizer orgulhosamente que todos os sorrisos , todas as lágrimas e dias off foram reais. A Alice esta aqui de pé!! O que não significa que ela tenha saído sem hematomas , arranhões ou cicatrizes. Elas a lembrarão para sempre de quem ela realmente é . E eles são tão bonitos !!! Me tornam quem sou e me faz amar ainda mais as pessoas e ter paciência comigo e com a humanidade.
Falei pencas já... Mas vamos ao que aprendei nesse ano !!

1.Não tente sonhar mais do que sua capacidade atual de voar.
Bem eu não sei vocês mas eu desejei demais . Quis demais e no fim cai com a cara no chão. Sonhar é ótimo, parece que é só acreditar e ter vontade são suficientes . Não meu jovem ... Essa é maior mentira já contada. Existe um conceito que tem me seguido por todo o ano de 2017, a lei da Troca Equivalente do anime Fullmetal Alchemist. O princípio dessa lei é bem simples :
O que é dado deve ter valor equivalente ao que se deseja obter.
Assim é a vida, eu não tinha conhecimento , habilidade , confiança e força para dar em troca do que desejava. Assim a vida me retribuiu na mesma quantidade que me esforcei. Foi doloroso para mim todo o processo, mas me fez olhar quem sou de verdade e deixei de me segurar nas muletas que usava. Hoje sei que minhas asas estão maiores e mais fortes do que jamais imaginei, porém não significa que elas estão boas o suficiente para todos os desejos e sonhos que quero alcançar. Mas saber o tamanho real das minhas asas faz com que meus desejos e sonhos sejam mais palpáveis. Sejam mais próximos . Sejam mais reais.
2.O fundo do posso não é de todo ruim.
Eu sempre tive uma concepção ruim sobre o erro. Sobre o conceito de fracasso. Eu sempre carreguei nos ombros de forma pesarosa e massacrante cada erro que cometia. Me penalizava e me torturava. Mas só após de chegar ao fundo do posso é que me dei conta de que erros e fracassos são coisas que eu terei de aprender a conviver. E isso são significa que sou uma pessoa ruim, isso significa que estou tentando. E tudo bem se demorar para cegar lá, por que qualquer resultado obtido será meu e de mais ninguém. Assim sou minha única promotora e juiz. Devo ter mais paciência e resignação com meus erros e não sentenciar de imediato sem ver o que aprendi com aquilo. Claro que ainda não aprendi a lidar com meus erros da forma mais positiva possível , mas tenho aprendido. Passo a passo. Um dia de cada vez.

3.Uma amazona deve sempre conhecer suas armas.
Sim pessoas !!! Somos todas guerreiras. Esse ano foi o ano que aprendi mais sobre mim e como cada pedaço de quem sou faz parte de um grande retalho . Somos todos formados por nossa essência, aquela dada por Deus / universo - se você não acredita nele-, e temos todo o resto. Composto pelas influencias familiares, relações sociais e da sociedade. O que faz com que certos padrões de comportamento apareçam. E com essas dezenas de influencias saber quem você é , torna-se essencial para melhor viver. Se conhecer permite entender que melhor estratégia usar, quais são seus defeitos, o que te assusta o que realmente é necessário. A vida é difícil e complicada. Andar nesse grande RPG e não saber suas habilidades e onde precisa investir, onde compensar e melhorar , fará com que se tenha muito mais dificuldade de crescer. De ir para novos patamares e subir de level. Me sentindo tão nerd... Mas é assim que é e aprendi isso a duras penas nesse ano.
4.Não negue o que esta adiante dos seus olhos.
Eu posso dizer com conhecimento de causa que sou Expert em camuflar minhas relações. Ver mais do que elas são e fugir da realidade que existe nelas. Passei minha vida negando como as pessoas e como eu mesma era . Abafando em algum lugar dentro de mim a realidade . Por que doía menos , por que eu tinha que aguentar, por que eu não tinha capacidade de lidar. Era assim que me via e via minhas relações, sempre correndo, sempre dando demais. Percebi que minha capacidade de amar a mim era muito inferior e assim sendo eu nunca me sentia em pé de igualdade. Chegou uma hora da minha vida nesse ano em que me senti exaurida e cansada. Era como se minha energia já não existisse mais. Então percebi que só poderia amar os outros , quando fosse capaz de me amar primeiro. Só poderia dar energia se isso não me exaurisse. Só poderia amar de verdade se fosse capaz de ver as qualidades e defeitos reais das pessoas . E isso é um ponto que desejo trabalhar em 2018.
5.Sempre há esperança .
Se você é ateu e não acredita em Deus provavelmente acredita em algo maior que você. Sabe por que digo isso, por que quanto mais me observo e vejo o quão longe estou do que deveria ser e o quão longe a humanidade está de estruturar a paz tenho a impressão que esta tudo perdido. Deus tem sido minha fonte de esperança continua. O que me da forças para crer que tudo está nos planos dele. Que nada lhe escapa e nada foge de seu olhar. Então me resigno. É claro que isso não exime nem a mim nem a ninguém de fazer sua parte. SUA PARTE. Deixemos isso claro. Há coisas que não tem o que ser feitas pois fogem às nossas possibilidades e forças. E cada dia que passa penso no meu papel como habitante deste planeta e como posso contribuir para ele se torne melhor. E isso me dá esperança de que existe possibilidade de felicidade real. Hoje consigo ver como sou afortunada , abençoada e amada por Ele. Tudo o que tenho , todo o amor que recebo , todo o cuidado que me é dado. Sou uma sortuda !!! Ele me mostra a cada dia que se você faz o seu melhor as coisas acontecem. E isso tem me dado esperança em um futuro melhor e ainda mais feliz. Com espinhos e flores.

Bom pessoas isso é tudo o que vou levar de bagagem nesse ano de 2017. Foram ótimos aprendizados. E vocês o que vão levar para 2018?
Bye, bye e até a próxima !!!
Links :
Comments